Uma obra que beneficia todos os envolvidos

Alphi-Uma-obra-que-beneficia-todos-os-envolvidos
Construído em Faye-l’Abbesse pela Bouygues Bâtiment Grand Ouest, o Centro Hospitalar do Nord Deux-Sèvres contará com quatro níveis. O sistema MaxiDalle, cofragem por painéis Alphi, perfeitamente adaptado a este género de obras, foi selecionado para a realização dos 28.000 m2 de pavimentos do edifício. Uma nova ferramenta de elevação, o MaxUpDown, foi desenvolvida para esta ocasião.

O projeto
O Centro Hospitalar de Nord Deux-Sèvres, cuja abertura está prevista para a primavera, agrupará a atividade cirúrgica dos três hospitais atuais de Parthenay, Bressuire e Thouars. Terá mais de 290 camas. As principais restrições de construção deste edifício novo residiam na zona sísmica de categoria 4 e na densidade da obra, limitando o sobrevoo da mesma pelas gruas. Por este motivo, a solução da betonagem no local foi privilegiado, sendo dominada mais facilmente e apresentando mais flexibilidade em termos de organização do que uma solução de lajes perdidas.

Segurança = Produtividade
A visão da Alphi de “conceber e fabricar os produtos mais eficientes em termos de produtividade através da segurança dos utilizadores e do combate do desconforto” vai ao encontro de uma das problemáticas importantes da empresa Bouygues. Assim sendo, o Departamento de I&D da Alphi foi capaz de apresentar uma resposta inovadora e imediata à questão levantada pelo responsável da obra: como eliminar o desconforto dos trabalhadores aquando da colocação e remoção dos painéis de cofragem? Foi assim que nasceu o MaxUpDown, uma ferramenta de auxílio à elevação do MaxiDalle que, além da supressão do manuseamento manual de cargas, do combate do desconforto e da redução das LME, permite um aumento da produtividade de +33%.

O ponto de vista de Etienne Poignant
“Tratava-se para mim da quarta colaboração com a Alphi, tendo as três primeiras obras tratadas com a empresa sido realizadas em TopDalle. Apreciámos uma vez mais trabalhar em estreita colaboração com a Alphi por ocasião desta “estreia” em MaxiDalle. Com efeito, selecionámos este sistema de cofragem por painéis para o Hospital de Nord Deux-Sèvres por três motivos. A segurança, antes de mais: a Alphi tem um bom conhecimento das exigências do Grupo Bouygues na matéria. A ergonomia do material: quando a colocação é efetuada a 3,80 m de altura, como era o caso nesta obra, o trabalho dos assentadores é particularmente físico, e nós estamos atentos a qualquer iniciativa que permita facilitar o seu trabalho. Imbuída deste espírito, a Alphi desenvolveu o MaxUpDown. A ferramenta foi entregue no arranque da obra e testada em configuração real, permitindo ajustes e um melhoramento contínuos ao longo dos trabalhos. Uma colaboração que beneficia todos os envolvidos! Terceiro argumento: a produtividade, comprovada, uma vez que a cofragem foi colocada a uma cadência elevada de 150 m2/dia a fim de responder a um planeamento muito apertado. ”

_Encarregado geral principal, Bouygues Bâtiment Grand Ouest