O projeto do Novo Hospital de Libourne compreende a construção de um edifício novo destinado a acolher as atividades de internamento e consulta. A GTM Bâtiment Aquitaine (Vinci Construction France) obteve o contrato de conceção-construção desta obra e escolheu a cofragem MaxiDalle para a realização dos pavimentos de betão.
O projeto
A obra de construção da nova estrutura de 42.000 m² começou em 2015 e deverá prolongar-se durante dois anos e meio de trabalhos. O edifício está previsto ter 6 níveis. Permitirá duplicar a capacidade de internamento do estabelecimento existente, elevando-a para 477 camas e 33 lugares em hospital de dia.
A complexidade técnica ao nível dos pavimentos consistia em propor um sistema de cofragem única, permitindo simultaneamente realizar os pavimentos interiores e as numerosas consolas da obra.
MaxiDalle, o elemento indispensável dos estabelecimentos hospitalares
O sistema de cofragem por painéis MaxiDalle, particularmente adaptado às obras funcionais, demonstrou o seu valor durante a construção de numerosos estabelecimentos de saúde em todo o território nacional. 4.200 m² de cofragem MaxiDalle são instalados neste estabelecimento de saúde, que figura entre os mais importantes da Aquitânia.
As equipas da Vinci, que se encarregaram da colocação do material, puderam apreciar a simplicidade de utilização do sistema, assim como a produtividade induzida, enquanto as alturas de cofragem a realizar eram de 3,50 m com painéis de 120 x 150 cm.
Igualmente aprovado foi o sistema de segurança coletiva AlphiSafe recém-desenvolvido pela Alphi, que permitiu uma colocação com a máxima segurança.