Hotel K2 - Courchevel (73)

Em primeiro plano: a segurança e a qualidade do serviço 
Stéphane Denche – Chefe de obra principal, Spie Batignolles Sud-Est. 

- Descobriu a cofragem Top Dalle em 2009. Que qualidades lhe reconhece? 
Utilizei a cofragem Top Dalle pela primeira vez no ano passado na obra de ampliação do Club Med em Val d’Isère. Nós tínhamos de aceitar o desafio de realizar um edifício de mais de 7.300 m² em 8 níveis com um prazo de 2 meses e meio para a parte dos trabalhos de toscos. Com a cofragem modular Top Dalle, as nossas equipas puderam avançar a uma cadência média de 140 m² cofrados/ferrados/betonados por dia. Um rendimento tornado possível graças nomeadamente à ergonomia da cofragem e à sua maneabilidade. A poupança de tempo é igualmente sensível para o acondicionamento e a manutenção do material. Eu acrescentaria que o aspeto da segurança presidiu à escolha do Top Dalle, visto que a estabilidade das vigotas na parte alta durante a placagem evitou as quedas em altura ainda demasiado frequentes nas obras. Se eu tivesse de escolher apenas 2 das muitas vantagens do Top Dalle, seriam para mim a ergonomia e a segurança. 
- É especialista em obras em montanha. Porquê escolher a Alphi? 
Este tipo de obra apresenta restrições muito específicas, nomeadamente em termos de prazos e tecnicidade. A Flexibilidade, adaptabilidade e reatividade fazem parte do nosso quotidiano, e eu sei que posso contar com a Alphi em todos estes aspetos. Acabámos, aliás, de iniciar uma obra de 20.000 m² de pavimento para realizar em 6 meses em Courchevel com equipamentos Alphi. Esta operação, chamada “K2”, é um hotel de 5 estrelas. Trata-se de uma das maiores obras atuais realizadas em estação. 
- A dimensão da “inovação” parece importante na sua opinião? 
É primordial, pois as cadências são cada vez mais constantes, os desafios técnicos cada vez mais presentes e nós temos de encontrar – ou inventar – permanentemente os equipamentos mais adequados. É aí que a parceria mantida com a Alphi há vários anos no seio do Grupo ganha todo o sentido. Eu sei que face a qualquer problema levantado, Alexandre Souvignet e a sua equipa tudo farão para nos apresentarem a solução mais eficaz.

Referências de obras

Cliente : Spie Batignolles Sud-Est

Duração da obra : 6 mês

Contacto da Alphi : Olivier Brosset