Bordeaux Métropole Arena, plena de curvas

Alphi-Bordeaux-Métropole-Arena,-plena-de-curvas
A futura grande sala de espetáculos da localidade bordalense é construída na margem direita do Garonne, na comuna de Floirac, na Gironda. A Bouygues Bâtiment Centre Sud-Ouest, responsável pelos trabalhos, renova a sua colaboração com a Alphi nesta obra de exceção. 

A “Bordeaux Métropole Arena” está concebida segundo o modelo de anfiteatro. O seu design arquitetónico – assinado pela agência Rudy Ricciotti – e as suas funcionalidades colocam-na à altura das maiores salas mundiais. Reconhecível pela sua forma redonda e o branco do seu revestimento de betão, será inteiramente modulável, pelo que dispõe de uma capacidade de 2.500 a 11.000 lugares. Destina-se a acolher todos os tipos de eventos: grandes espetáculos culturais, de variedades e desportivos. A sua abertura está anunciada para 2018. 

A forma geométrica radiante desta Arena, tanto no plano vertical como no plano horizontal, representa um desafio para as equipas da Bouygues, que devem realizar uma dupla curva em betão, betonado no local, e conservar a mesma nuance de branco em toda a obra.
Os sistemas de cofragem e escoramento Alphi permitem responder a certas especificidades desta obra: uma altura de escoramento muito grande e uma espessura do pavimento superior aos valores habituais. Como tal, as cofragens TopDalle e MaxiDalle, as Tours A120 e TourEchaf e o sistema de segurança coletiva AlphiSafe foram selecionados pelo construtor pelos seus desempenhos e fiabilidade. 

O ponto de vista de Stéphane COQUILLEAU
“Mantemos com a Alphi uma parceria que funciona há vários anos. Trabalhamos com confiança, com equipamentos muitas vezes inovadores. Uma confiança igualmente a nível técnico, e os hábitos de trabalho criados com o gabinete de estudos permitem-nos respeitar as implicações da obra, nomeadamente em termos de planeamento. Da minha parte, aprecio em particular o TopDalle, pela sua capacidade para se adaptar a todas as restrições geométricas, especialmente nas obras de habitações. ”

_Chefe de grupo Maîtrise, Bouygues Bâtiment Centre Sud-Ouest